LINHA DO TEMPO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Linha do tempo dos meios de comunicação

Correios (2400 A.C.):
De origem egípcia, o correio é o primeiro aparelho sistematizado de propagação de documentos escritos – as cartas.

carta

Antigamente, utilizado pelos mensageiros dos faraós afim de propalar decretos, o correio é responsável hoje, pela entrega de “papeladas” e encomendas, apesar de estar sendo gradativamente substituído por outros meios de comunicação inovadores e práticos.

 

Telégrafo:
É uma ferramenta projetada para transmitir mensagens entre longas distâncias, destacando-se pela utilização de códigos diferentes da linguagem escrita e verbal.

 Telégrafo de tochas (1300 A.C.):
Código: emissão de luz proveniente de tochas.
Utilização:
em meados do ano 1300 A.C., este código fora utilizado pela primeira vez para anunciar que Tróia havia sido derrotada por Esparta.

telégrafo de tocha

 

Telégrafo de Tambores (aprox. 529 A.C.):
Código:
propagação de sons a longas distancias através do rufar de tambores
Utilização: troca de mensagens entre povoações vizinhas

telégrafo de tambor

 

Telégrafo de Fumo (150 D.C.):
Código: transmissão de mensagens através da fumaça da queima do fumo
Utilização: fora uns dos principais meios de comunicação do grandioso império romana durante o século II

telégrafo de fumo

Telégrafo elétrico (séc. XIX):

Código: utilização de chaves sonoras visando uma comunicação rápida e segura
Utilização: a célebre invenção de Samuel Morse foi largamente utilizada durante o século XIX. Com a disseminação do telefone, principalmente na primeira metade do XX, seu uso foi reduzido. No entanto, este instrumento ainda hoje é utilizado em navios, submarinos e aviões.

 telégrafo elétrico

Telefone (séc. XIX):
Segundo o congresso dos Estados Unidos, o verdadeiro inventor do telefone é Antonio Meucci, apesar de ter vendido sua patente a Alexander Grahambell, em 1870.

Muito difundido durante o século XX, o “telégrafo falante”, como denominou seu inventor, permitiu, que pela primeira vez, mensagens de voz pudessem ser transmitidas.

 telefone

 

 

Telefax (séc. XX – anos 70):
Apesar da ideia de transmitir e reproduzir documentos a longa distância ter sido patenteada em 1843, o primeiro protótipo do tal aparelho só fora produzido em 1926.
Após mais algumas tentativas, o famigerado fax fora finalmente produzido em grande escala a partir de 1973.
O grande sucesso do fax devesse principalmente sobre sua grande vantagem sobre os correios, visto que a transferência de documentos do primeiro é mais garantida, além de ser quase instantânea.

 fax

 

Pager (séc. XX – anos 80 e 90):

Este é o precursor indiscreto das mensagens de texto do celular. A indiscrição fica por conta do atendente do call center para onde o dono do pager deveria ligar, e ditar a mensagem que deveria ser enviada.

 pager

Celular (final séc. XX – anos 80 em diante):
O aparelho de comunicação móvel foi patenteado em 1940, e sua motilidade foi planejada visando a não interceptação das frequências das ligações.
Em 1956, a Ericsson desenvolveu o primeiro celular, que pesava nada menos que 40kg, sendo projetado para ser instalado em porta malas de carros.
Em 1973, a Motorola produziu um modelo muito prosaico, que tinha 25cm de comprimento e 7cm de largura, além de pesar cerca de 1kg.
Em 1979, no Japão e na Suécia, o telefone entrou em operação e em 1983, começou nos Estados Unidos.
Em 1989, existiam 4 milhões do assinantes do serviço móvel em todo o mundo. Atualmente esse número se aproxima dos 7 bilhões, praticamente o número de habitantes do nosso planeta.

 celular

 

 

Internet (séc. XX):

Arquitetada com objetivos militares, em plena guerra fria, a rede mundial de computadores também foi um importante meio de comunicação acadêmico, além de ser utilizado por empresas que visavam facilitar a comunicação entre seus funcionários.
A partir da década de 90, a internet passou a ser difundida e, a criação de navegadores, provedores, jogos, salas de bate-papo e etc. tornou-se muito popular.
Em 2006, irradiou-se a febre das redes sociais e de outras ferramentas de comunicação on-line, como o Skype e o “finado” MSN.
Atualmente a internet e indispensável para os seus 2,7 bilhões de usuários, dominando praticamente todos os segmentos de nossas vidas, como: trabalho, estudos, comunicação com familiares e amigos, além de ser um grande portal de notícias.

internet

Publicado em janeiro 6, 2014, em Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário